Ao querer registrar uma marca junto ao órgão federal, é essencial verificar quais são as classes disponíveis. Neste artigo, você irá conferir mais informações a respeito de uma etapa muito importante que é a definição das categorias ou classes.
Veja a seguir!
O que são classes ou categorias para registro?
Para solicitar o registro de uma marca, além do nome, é necessário indicar os produtos ou serviços que uma determinada empresa oferece. Os objetivos são, dentre outros, resguardar todos os direitos adquiridos por empreendedores(as) que já tiveram suas concessões e evitar, assim, que outra marca seja registrada no mesmo segmento de atuação.
Há casos em que a marca se enquadra em mais de uma classe e por isso deve-se fazer um registro para cada uma delas. Em geral, quanto maior a variedade de produtos e serviços, maior a quantidade de classes em que a marca precisa ter registro.
Quais os erros mais comuns ao indicar as classes do registro de marca?
Registro na classe errada
Registrar uma marca em uma classe incorreta é um erro fatal para qualquer empresa, afinal, todo o esforço empregado para a conquista do registro terá sido em vão, tendo em vista que o real ativo não estará sendo protegido adequadamente.
Classificação em menos classes que o essencial
Enquadrar a atividade do seu negócio nas classes corretas se torna crucial para manter a marca protegida. De forma muito recorrente, identificamos registro feitos corretamente, mas que se encontram limitados a uma classe de produtos ou serviços.
Ao definir as classes, vale pensar, também, no futuro da empresa, isto é, se existe a intenção de expandir os negócios e comercializar produtos ou serviços que se enquadram em outras categorias. Em caso positivo, providencie o quanto antes. Fuja desse erro para evitar o risco de outra empresa conquistar o registro antes de você!
Quantas classes existem?
De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, que adota a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice (NCL, na sigla em inglês), existem 45 classes diferentes.
Dentro dessas classes, da 1 até a 34 são referentes a produtos e até a 45 são serviços. Além disso, o INPI criou classes de apoio, que são as Listas Auxiliares.
Dúvidas?
Peça o auxílio de profissionais especializados para evitar erros como os mencionados neste artigo.
Entre em contato com a Direção Marcas e Patentes e conte com todo o suporte em cada etapa do processo de registro de marcas, inclusive para a definição das classes.
Ligue: 0800-177-7777 ou clique aqui.