Post

Post

a

Cuidado com Boleto Falso do INPI no Registro de Marcas

Cuidado com boleto falso do INPI no Registro de Marcas

Você está no processo de registro de marca e de repente recebe um boleto falso do INPI em sua casa. Será que ele é verdadeiro? Muitos pagam essas taxas acreditando que são necessárias para proteger suas marcas. Mas, será que são mesmo? E esses boletos, são realmente do INPI?

Portanto, fique atento! Isso pode ser um golpe de marca, ou seja, boletos falsos.

Neste artigo, você vai aprender a identificar se o boleto é uma fraude, entender por que esses golpes de boletos falsos acontecem e descobrir como evitar cair neles, buscando uma empresa confiável.

Recebeu Boleto falso do INPI? Vamos Analisar!

Primeiro, examine o boleto com cuidado. Esses boletos falsos foi realmente enviado pelo INPI, a autarquia federal responsável pelo registro de marcas?

Por fim, evite decisões precipitadas. Preste atenção aos detalhes, Portanto são eles que frequentemente revelam o golpe de marca.

Golpes de Marca: Empresas Especializadas em golpes

Existem empresas especializadas em aplicar golpes de marca. Portanto, nem sempre são empresas registradas na Junta Comercial ou em dia com a Receita. Muitas vezes, são indivíduos ou grupos que usam dados de pessoas e marcas encontrados na internet ou adquiridos ilegalmente.

Como Identificar um Golpe de Marca

  • Erros de Português: Se a “cartinha” ou os campos do boleto têm muitos erros de português, desconfie. O nome do INPI escrito errado é um sinal claro de fraude. Por exemplo, o correto é Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e não de Propriedade Industrial.
  • Banco Emissor: Se o boleto não for emitido pelo Banco do Brasil, suspeite! Todos os boletos do INPI são Guias de Recolhimento da União (GRU), emitidos pelo Banco do Brasil e gerados pelo próprio usuário ou seu procurador no sistema do INPI.
  • Valores Inconsistentes: As taxas cobradas no processo de registro de marca seguem a Tabela de Retribuições do INPI. Qualquer valor diferente, maior ou menor, é um indicativo de fraude.
  • Acompanhamento do Processo: Se uma empresa está cuidando do seu processo de registro de marca, ela realiza todos os atos necessários e avisa quando é preciso pagar uma taxa.
  • Boleto em Domicílio: O INPI NÃO envia boletos em domicílio. Qualquer boleto que você receba em casa não é do INPI.

Boletos do INPI Gerados pela Internet: Fraude ou Realidade?

Como mencionamos, o INPI não envia boletos diretamente. Você, como titular do pedido ou procurador, gera os boletos relacionados às taxas do registro de marca. Seja pessoa física ou jurídica, você mesmo faz isso. Esses boletos são gerados diretamente pela internet, usando o sistema digital do INPI.

Empresas de Assessoria em Registro de Marca

Existem muitas empresas de assessoria que atuam no mercado de registro de marcas, muitas delas operando 100% online. Isso não significa que não sejam confiáveis. Você realiza o processo de registro de marca digitalmente.

Sobre a Direção Marcas e Patentes

A Direção Marcas e Patentes está no mercado há mais de 20 anos, cadastrada como escritório procurador no INPI. Nosso diretor, Carlos Eduardo Gomes da Silva, é advogado, agente da Propriedade Industrial e membro da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI.

Portanto para um processo de registro de marca eficiente e sem complicações, considere contar com a ajuda da Direção Marcas e Patentes. Clique aqui e faça agora mesmo uma pesquisa gratuita de viabilidade da sua marca!

Compartilhe via

Group

Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00

RECEBA UMA LIGAÇÃO GRATUITA EM 30 SEGUNDOS