O Brasil é um país que possui diversas invenções famosas no mundo todo. Porém, nem sempre seus respectivos inventores levam o crédito por suas criações. Dentre as invenções brasileiras famosas, está o avião, que até hoje gera algumas controvérsias entre quem são seus reais inventores: O brasileiro Alberto Santos Dumont ou os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright. Além dessa, o país conta com inúmeros outros inventos.
Ficou curioso (a)? Confira algumas dessas invenções brasileiras sucesso no mundo todo!
Câmbio automático
Primeiramente temos o câmbio automático tem se tornado cada vez mais a escolha do brasileiro na hora de comprar um carro. O que muitos não sabem é que a ideia nasceu aqui, criado pelo engenheiro mecânico José Braz Araripe, em 1932. A invenção foi vendida para a General Motors, que em 1938, produziu o primeiro câmbio hidramático.
Identificador de chamadas
Então, em 1980, o eletrotécnico Nélio José Nicolai, criou um equipamento, o Bina, que mostrava o número que estava efetuando a ligação. Rapidamente a invenção se espalhou pelo mundo. O nome Bina é a sigla com significado de B Identifica Número A.
Máquina de escrever
Seguindo, a máquina de escrever foi mais uma ideia que partiu de um padre brasileiro, João Francisco de Azevedo. O objetivo era adaptar um piano de 24 teclas para que ele pudesse imprimir letras em um papel. Azevedo apresentou a ideia a um negociante que afirmou ter possíveis interessados em fabricá-la nos Estados Unidos, porém nunca mais teve notícias. Anos depois, um modelo quase idêntico foi apresentado nos EUA por Christofer Sholes, e comprado pela empresa Remington, que iniciou a produção em escala.
Rádio
Dentre as invenções brasileiras mais famosas no mundo, o padre católico Roberto Landell de Moura foi o pioneiro na transmissão de voz humana sem fio, em 1899, consequentemente, o famoso rádio. Landell requereu e conseguiu a patente, para o desenvolvimento de um equipamento para realizar transmissão de voz à distância, com ou sem o uso de fio.
Relógio de pulso
O relógio de pulso foi mais uma invenção de Alberto Santos Dumont, que surgiu em consequência do invento do avião. Dumont sentiu necessidade de cronometrar o tempo de forma mais prática durante seus testes de voos. Como, naquela época, os relógios eram de carregar no bolso, ele pediu a um relojoeiro que adaptasse para uma versão de pulso.
Urna eletrônica
Utilizada em vários países do mundo atualmente, a urna eletrônica nasceu em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, pelo juíz Carlos Prudêncio. A ideia de inovar veio por conta da demora na contagem dos votos para o resultado das eleições.
Importância do registro de patente das invenções
Como foi visto, esses inventos foram primordiais para a sociedade em todo o mundo. Porém, nem todos tiveram o cuidado de realizar o registro de patente e garantir que a inovação não fosse copiada e remetida a outro inventor.
Apesar disso, atualmente, atestar o direito de exploração exclusiva sobre uma criação pode ser ainda mais prático. A Direção Marcas e Patentes conta com profissionais de altíssimo nível para realizar os processos do início ao fim, garantindo total segurança e sigilo.
Entre em contato agora, clicando aqui ou Ligue: 0800 177 7777.