Preço, estilo, gênero e idade são alguns dos nichos desse mercado, que estão ligados a um fator essencial: a marca. Como escolher os melhores nomes para lojas de roupas e garantir diferenciação e exclusividade?
Naturalmente, a escolha entre as ideias para nomes de lojas de roupas depende do gosto, decisão e intuição do empresário. Porém, podemos te ajudar com algumas direções.
Neste artigo, você vai conhecer o que a lei diz sobre os nomes que você não pode usar na sua loja de roupas. Além disso, vai aprender como protegê-lo para que os concorrentes não copiem. Acompanhe!
O que evitar ao escolher o nome de uma loja de roupa
Para que o nome da sua loja de roupas tenha maior diferenciação no mercado e maiores chances de conseguir proteção legal, você pode evitar elementos como:
- Nomes iguais ou parecidos com o de lojas grandes e famosas;
- Nomes de filmes ou músicas (exceto se forem expressões de uso comum), pois você pode ter problemas relacionados a direitos autorais;
- Expressões genéricas ou que sejam uma mera descrição do que a sua loja faz, mesmo que sejam em inglês. Por exemplo: “Moda Fashion” é uma marca fraca e com altas chances de não conseguir proteção legal;
- Nomes de pessoas famosas (pois o uso de nomes de pessoas requer permissão);
- Palavras que possam ser ofensivas a raças, culturas, religiões;
- Slogans (por exemplo: “A loja dos preços mais baratos da cidade” é uma expressão considerada como sinal de propaganda, não é um nome para uma marca);
- Nomes de outras cidades, Estados ou países.
Atenção! Esta lista contém apenas alguns elementos que a Lei de Propriedade Industrial afirma que não são registráveis como marca.
Para conhecer todos os elementos e verificar se o nome escolhido por você não é registrado por outra empresa, procure um profissional especializado em Propriedade Industrial (a área do Direito que trata sobre registros de marcas). Ele poderá fazer uma busca de anterioridade de marca e confirmar se o nome que você quer já tem registro na sua classe de marca.
Você também pode contratar um profissional especializado em branding ou naming para te ajudar a escolher o melhor nome. Mas lembre-se que esses profissionais atuam na área da comunicação e negócios. Nem sempre eles têm o aparato jurídico para verificar se a Lei permite o registro da marca. Por isso, é sempre bom contar com uma assessoria de Propriedade Industrial também.
Como proteger o nome da sua loja de roupa
Escolher o nome de uma loja de roupa é uma decisão difícil, pois envolve questões estratégicas, criativas e jurídicas.
Após tomar esse passo, é fundamental buscar a proteção jurídica do nome da sua loja, para que ela se transforme oficialmente em uma marca.
Quando um nome ou logotipo é registrado como marca, torna-se um ativo empresarial, protegido por lei, e até mesmo com valor financeiro e contábil.
Para isto, é preciso entrar com o pedido de registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão federal competente para o processamento de pedidos e expedição de certificados de registros de marcas, patentes, desenhos industriais e outros bens.
ChatGPT e softwares de insights
Boas práticas para a criação do nome de sua loja de roupas podem ser usadas no processo de idealização. A melhor, claro, muito estudo e conceito em cima do nome, a fim de que não seja só mais um entre muitos.
Por isso, o ChatGPT é uma excelente ferramenta pra te auxiliar na construção desse nome. Uma dica nossa é: nunca use 100% do que a ferramenta te entrega, mas use como um ponta pé para que você idealize o nome.
O registro da marca não deve ser confundido com o registro da empresa, ou abertura da empresa (CNPJ).
Por isso, além de escolher o nome e transformá-lo em um nome empresarial (abrindo a empresa), é essencial buscar também o registro no INPI. Só ele te dará o direito de usar o símbolo de marca registrada ou copyright (®), além de trazer outros benefícios.
Para conversar com um dos nossos profissionais especializados em Propriedade Industrial e registro de marcas, preencha o formulário ou fale conosco pelo Whats ou ligue para 0800-177-7777.
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