Quer patentear uma ideia?
Quanto custa para patentear uma ideia? A resposta é: depende.
Depende de quê?
- Primeiro, depende de saber se a sua ideia realmente pode ser protegida;
- Se a sua ideia pode ser protegida, é preciso verificar qual é o tipo de proteção cabível:
- Patente;
- Direito autoral;
- Desenho industrial;
- Registro de software;
- Registro de marca;
- Ou algum outro tipo de proteção.
Quando já se sabe qual é a forma adequada para proteger legalmente a sua criação, aí sim é possível saber quanto você vai pagar.
Patentear uma ideia que não pode ser protegida
Nem todo mundo gosta de ouvir isso, mas a verdade é que existem ideias que não podem ser patenteadas ou protegidas com exclusividade.
Por exemplo: não é possível patentear:
- receitas;
- ideias de métodos de prestação de serviços;
- jogos;
- frases de uso comum;
- entre outras coisas.
O registro de marca cobre apenas o nome, logotipo, símbolo ou forma tridimensional do produto vendido com a marca. Existem outras medidas que você pode tomar para conseguir lançar sua ideia no mercado com alguma segurança.
Uma delas é o registro de marca, que vai te dar direitos de exclusividade sobre o nome da sua invenção, assim, protegendo assim a credibilidade e reputação no mercado quando ela se tornar conhecida.
Ideias que podem ser protegidas
Portanto, as formas de proteção definidas pela lei são bastante específicas.
Por exemplo:
- Concede-se a patente apenas para invenções e modelos de utilidade com aplicação industrial. Músicas, nomes de marcas e design de produtos não recebem proteção por patente.
- Concede-se o registro de marca apenas para o nome, logotipo, símbolo ou forma tridimensional do produto vendido com a marca. Slogans não recebem proteção por registro de marca.
- Concede-se o registro de software apenas para o código do programa ou aplicativo. A ideia e o nome do programa não recebem proteção por registro de software.
Como você pode perceber, para classificar a sua ideia entre as formas de proteção que existem, é preciso ter um conhecimento especial sobre a legislação aplicável.
O que vou gastar para proteger minha ideia?
Por isso, agora que você entende como proteger suas ideias, vamos falar sobre os custos envolvidos.
Basicamente todas as formas de proteção das ideias dependem de processos administrativos em órgãos públicos federais.
É isso mesmo que você leu: processos administrativos. Assim, esses processos são bem menos complexos que um processo judicial, por exemplo. Mas é importante saber que eles têm etapas e taxas.
Empresas de assessoria especializadas costumam cobrar por serviços de forma separada, conforme as etapas desses processos.
Por exemplo: no processo de registro de marca, você paga para instaurar o processo (fase de protocolo), e ao fim paga para recolher o Certificado de Registro da marca (atenção: também podem incidir outras taxas no curso do processo).
Portanto, o custo desses serviços, no início e no fim do processo, costuma ficar na casa dos 4 dígitos, quando as taxas federais já estão incluídas no serviço.
Uma empresa séria e bem estabelecida poderá ofertá-los de forma parcelada no cartão de crédito ou no boleto bancário.
Preparando-se financeiramente para proteger uma ideia
Fique atento às empresas que oferecem serviços por preços irrisórios, ou que não informam quais serviços estão incluídos no valor ofertado. Se a oferta for baixa demais, possivelmente não cobre as taxas federais e os honorários de profissionais qualificados.
Por isso, lembre-se que os processos em órgãos como o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) têm fases processuais definidas por lei; por isso, a proteção da sua ideia pode demandar custos no início e no fim do processo.
Em caso de dúvidas, pergunte a um consultor especializado sobre as fases do processo de registro e pergunte sobre a história da empresa para a qual ele trabalha.
Se você realmente tem apreço pela sua ideia, com certeza vai querer confiá-la somente a uma empresa experiente e qualificada.
Portanto, são esses os fatores que você precisa considerar na hora de avaliar quanto custa para proteger sua ideia!
Por fim, entre em contato conosco para garantir sua proteção e segurança.