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Confira 5 dicas para a criação de uma marca

A criação da marca é uma oportunidade de estabelecer ou estreitar o vínculo com pessoas que compartilham dos mesmos valores. A marca é a identidade da empresa e deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. É, portanto, o resultado da missão, visão e posicionamento de uma companhia que, quando bem explorados, impactam positivamente os seus clientes.

No entanto, o processo de criação de uma marca costuma ser bastante trabalhoso e gera inúmeras dúvidas. Porém, com alguns cuidados, é possível obter resultados incríveis. Neste post, compartilharemos dicas essenciais para realizar essa etapa de maneira satisfatória e de forma que realmente reflita a personalidade do seu negócio.

Vale dizer que, quando bem desenvolvida, a. construção da marca transmite valores como credibilidade, idoneidade e, a longo prazo, compõem a sua reputação. Dito isso, vamos às dicas!

criação de marca

1 – Registre a sua marca e garanta exclusividade

Ao definir o nome, é fundamental fazer uma pesquisa para saber se existe alguma empresa com nomenclatura semelhante no mesmo ramo de atividade e se está disponível para registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A recomendação é que essa consulta seja efetuada antes de iniciar qualquer processo gráfico e definição de identidade visual, pois, caso o nome já seja adotado por outra empresa, será necessário repensar a proposta. Se desejar realizar uma consulta gratuita, clique aqui.

Para conhecer saber mais sobre o processo de registro, acesse nosso post com 6 motivos para fazer o registro da marca.

2 – Escolha elementos que traduzam a sua proposta de valor

No processo de criação de marca, cada detalhe deve ser minuciosamente pensado. A escolha da cor, da fonte e dos elementos gráficos devem expressar a proposta de valor da sua empresa. Contar com uma pessoa especializada é fundamental para ter um resultado harmônico que transmita modernidade e inovação. Além disso, assegure-se de que o logotipo ou logomarca seja facilmente aplicado em diversos materiais gráficos.

3 – Conheça o seu público e crie vínculos

Antes de avançar, leve em consideração as características e expectativas do seu público. Esse cuidado ajuda na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Nesse sentido, fica um alerta para que a empresa não faça uma oferta da qual não seja capaz de corresponder.

4 – Demonstre consistência na marca

Além de criar uma marca é fundamental demonstrar consistência, ou seja, colocar em prática, diariamente, os valores e conceitos definidos. Em essência, não se recomenda mudar um logotipo ou logomarca, afinal, com o tempo, a tendência é que seu público a utilize como uma maneira prática de identificar a sua empresa e isso, consequentemente, beneficia as estratégias de consolidação do posicionamento. Entretanto, há casos de empresas tradicionais que modernizam suas marcas com o passar dos anos, mas sem mudar seu conceito.

5 – Invista em comunicação

De nada adianta avaliar e implementar todas essas dicas se a empresa deixar de divulgar. Invista em uma mensagem clara e objetiva, aliada a iniciativas de marketing que auxiliem no lançamento, manutenção e expansão do seu negócio.

Dúvidas sobre como criar uma marca de sucesso?

Solicite a consulta gratuita da sua marca e garanta toda a assistência necessária durante o procedimento de registro de marcas. Com a Direção Marcas e Patentes, o processo se torna ainda mais prático, rápido e seguro!

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