Com a crise, é normal que o empresário esteja receoso de fazer qualquer investimento, mas o pedido de registro de marca continua sendo fundamental
A crise é sempre um momento difícil para a economia. Na situação atual, a pandemia do Covid-19 já afetou o mundo inteiro, causando prejuízos em todo o planeta.
Por conta disso, a atitude que os empreendedores adotam, antes de tudo, é a contenção de gastos. É necessário definir o que são prioridades, o que não são e o que é adiável.
Porém, o pedido de registro de marca é algo que está nas prioridades. Isso porque, durante a crise ou não, é somente ele que irá blindar a marca da concorrência e das cópias desautorizadas.
No decorrer do artigo, entenda melhor por que o pedido de registro de marca não deixa de ser importante.
Devo entrar com pedido de registro de marca durante a crise?
A resposta é: SIM.
Mesmo com a crise, é fato que o empresário já investiu muito em sua marca e seu negócio.
São diversas preocupações com a criação do logotipo, o melhor nome, material gráfico, publicidade, redes sociais, entre muitas outras.
Imagine uma situação em que, por conta da crise, seus negócios são afetados, as vendas caem e já não existe tanta busca por parte dos clientes. É uma situação muito complicada, porém, sabemos que isso tudo é algo que vai passar.
Acontece que, nesse período, outra empresa pode ter resolvido fazer o pedido de registro de marca ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. A marca e logotipo dessa empresa são muito parecidos com o seu, inclusive seu ramo de atividade.
Perante o órgão federal, quem fizer o pedido de registro de marca primeiro torna-se o dono dela. Ao possuir o Certificado de Registro, o titular pode até mesmo cobrar indenização pelo uso indevido da sua marca por terceiros. Nessa situação, você que já utilizava a marca terá que mudá-la completamente, o que vai gerar inúmeros prejuízos.
Entendeu a importância de ter o registro? Não existe a melhor hora para fazer isso pelo seu negócio. O ideal é que seja feito assim que o nome e identidade visual da empresa forem criados.
Benefícios
- Fazer o registro de marca traz diversos benefícios para a empresa. Podemos citar os seguintes:
- Fortalecimento da posição no mercado;
- Maiores possibilidades de retorno de investimentos;
- Possibilidade de vender, licenciar ou franquear a marca;
- Instrumento legal de ação contra infratores;
- Proteção contra a concorrência desleal;
- Exclusividade do uso.
Consultoria especializada
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