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Como escolher o nome de uma oficina mecânica

Quando os profissionais de uma oficina finalizam um serviço, é comum que peçam para afixar um adesivo da empresa no veículo do cliente. Ali está a sua marca: o nome e símbolos visuais que representam a sua empresa, o resultado do seu trabalho. É o símbolo da credibilidade que você constrói no mercado e que vai ser divulgada em cada rua que o veículo passar. Mas afinal, como escolher o nome de uma oficina?

Nesse artigo, você vai saber:

  • qual é a diferença entre nome fantasia e marca;
  • qual é o órgão público correto para o registro de marca;
  • como solicitar o registro e acompanhar o processo;
  • como evitar o pedido de um nome que já tem registro;
  • quais os benefícios que o registro de marca traz;
  • e muito mais.

Confira!

Nome fantasia e marca: qual é a diferença?

Primeiramente, é preciso diferenciar nome fantasia e marca.

O nome fantasia é o nome escolhido para um negócio. Esse nome é informado à Receita Federal quando a empresa cria o seu CNPJ.

Mas esse nome ainda não é uma marca nesse momento.

Quando o nome fantasia, assim como o logotipo da empresa, são registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), aí sim o nome se torna uma marca registrada.

A partir desse momento, o nome e logotipo ficam protegidos pela Lei 9279/96, dando à empresa ou pessoa física o direito de usá-los com exclusividade em todo o Brasil, limitado ao segmento de atuação.

Abrir CNPJ da oficina ou registrar a marca: o que fazer primeiro?

O registro de marca pode ser solicitado até mesmo antes da abertura do CNPJ.

O INPI permite que uma ou mais de uma pessoa física depositem o pedido de registro. No futuro, os titulares da marca podem solicitar a transferência para o CNPJ. É uma maneira de ganhar tempo e obter a proteção o mais rápido possível, resguardando-se contra concorrentes e riscos jurídicos de trabalhar sem o registro de marca.

Como obter o registro de marca no INPI

  • Solicite o registro de forma virtual, no sistema do INPI, após a geração e pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), o boleto usado para pagar a taxa federal de protocolo e outras taxas do INPI.
  • Na hora de protocolar o pedido, tenha cuidado com o preenchimento dos campos sobre titulares, classe de marca (seguindo a classificação internacional de Nice), atividades, elementos visuais (se houver logotipo) e outros.
  • A busca de viabilidade não é obrigatória, mas altamente recomendável. Isso, porque evita situações como o pedido de um nome que já é registrado. Nesses casos, afinal, não há como tentar outro nome dentro do mesmo processo: comece tudo de novo, inclusive pagando novas taxas.
  • Depois do protocolo, acompanhe o processo digital para que o solicitante saiba se a marca sofrerá oposições de outras marcas e para que tenha conhecimento da decisão final do INPI.
  • Saindo uma decisão positiva, gera-se um novo boleto para pagar o valor do decênio: o Certificado de Registro de Marca, que tem validade por 10 anos.

Para evitar erros no processo, perda de prazo e de dinheiro, contrate uma empresa especializada em registro de marcas e assessoria de Propriedade Industrial.

Benefícios do registro de marca para uma oficina

Ao registrar o nome ou logotipo da sua oficina mecânica no INPI, você pode:

  • Usar o símbolo de marca registrada(®) na sua fachada, cartões, adesivos de carro, redes sociais, site, comerciais de TV;
  • Notificar pessoas ou empresas que usem seu nome ou logotipo em produtos e ações publicitárias sem autorização;
  • Notificar pessoas ou empresas do mesmo segmento que “copiem” o seu nome, ou escolham nomes parecidos de propósito para confundir o público consumidor;
  • Tomar medidas para impedir o registro de marcas iguais no INPI, ou marcas similares que possam causar confusão no público;
  • Licenciar a marca para fazer parcerias com outras empresas e com influenciadores digitais;
  • Transferir ou vender a marca ao vender a empresa;
  • Entre outros benefícios.

 

Oficina Mecânica "Sem Nome" | Reprodução
Oficina Mecânica “Sem Nome” | Reprodução

O mercado de oficinas mecânicas no Brasil

Segundo o anuário 2023 do Sindirepa (Sindicato das Empresas de Reparação Automotiva), existem mais de 12 mil oficinas de funilaria e pintura no Brasil. O mesmo estudo ainda indica que são mais de 68 mil oficinas mecânicas no país, ao qual considera 650 carros por oficina.

Com uma quantidade significativa de oficinas mecânicas operando no Brasil, a chance de muitas estarem usando o mesmo nome e sem ter o registro de marca é grande. O crescimento e solidez de qualquer oficina mecânica depende de uma marca protegida frente a muitos concorrentes.

Não perca tempo: proteja o nome da sua oficina

Como você compreendeu a partir deste texto, o registro da marca não é a mesma coisa que o registro da empresa, ou abertura da empresa (CNPJ).

Por isso, além de escolher o nome e transformá-lo em um nome empresarial (abrindo a empresa), é essencial buscar também o registro no INPI. Só o registro te dará o direito de usar o símbolo de marca registrada (®), além de trazer outros benefícios.

Dessa forma, a Direção Marcas e Patentes atua nesse mercado há mais de 20 anos. Somos um escritório cadastrado no INPI e já assessoramos mais de 14.000 marcas de todas as partes do Brasil.

Inicie uma busca de viabilidade preenchendo o formulário na nossa página inicial!

E-mail: comercial@direcaomarcas.com.br

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