Mesmo com a pandemia, o estúdio de tatuagem e piercing teve, em 2020, segundo a Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil, um crescimento de aproximadamente 40%. E são dois os principais motivos:
- As pessoas estão passando mais tempo nas redes sociais (locais onde a maioria das empresas deste segmento divulgam seus trabalhos);
- A insegurança causada pela pandemia fez com que aumentasse a vontade e a coragem de realizar desejos antigos.
O número de empresas de serviços de tatuagem e colocação de piercing abertas, cresceu 236% nos últimos cinco anos aqui no Brasil, segundo o relatório do setor feito pelo SEBRAE. De acordo com o Empresômetro, em 2017 eram 6.837 e em 2021 este número chegou a 23.016 negócios, sendo que mesmo durante a pandemia, de agosto de 2020 a agosto de 2021 foram abertas 5.917 novas empresas de tatuagem e piercing, mostrando ser um mercado em plena expansão.
Os estados que possuem mais empresas neste setor são: São Paulo (32,29%), Rio de Janeiro (12,08%) e Minas Gerais (10,79%).
Dicas para abrir um estúdio de tatuagem
Como comentamos anteriormente, estúdios de tatuagem mostram-se negócios promissores. Sendo assim, para que o sucesso seja ainda maior, temos algumas dicas:
- Fique atento à regulamentação e licença da Anvisa para funcionamento;
- Esteja em constante aprendizado, para estar por dentro das novidades do mercado;
- Pesquise um bom ponto comercial, atentando-se em uma localização estratégica;
- Invista em materiais de qualidade e com certificação;
- Amplie o segmento, vendendo outros produtos relacionados ao estilo/serviço oferecido, isso fará seu faturamento ser ainda melhor.
Todos estes pontos que mencionamos acima são de suma importância para a abertura do seu negócio, mas é necessário também fazer o registro da sua marca e logo junto ao INPI e garantir exclusividade de uso no seu segmento de atuação.
A Direção Marcas e Patentes possui especialistas em registro de marca e te auxiliarão em todo o processo.