Diversos motivos fazem com que marcas consagradas precisem mudar seu nome e buscar um reposicionamento no mercado. Contestação por uso indevido, compras e fusões de empresas são os principais deles.
Apesar de perigosa, essa mudança às vezes é a mais viável, principalmente quando ocorre atuação internacional e é preciso unificá-las ao redor do mundo.
Financeiramente, a globalização das marcas também é uma alternativa melhor, visto que diminuem os gastos com a publicidade e gestão da marca.
Nesse artigo, vamos mostrar alguns exemplos de marcas que mudaram de nome, pelos mais variados motivos, mas que continuaram fazendo sucesso.
Confira!
Kolynos
O antigo creme dental passou a se chamar Sorriso em 1997. A mudança ocorreu por determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), após a venda da Kolynos para Colgate-Palmolive.
Kri
O chocolate Kri, da Nestlé, tornou-se Crunch em 1992, para unificar-se com o nome adotado no exterior.
Pictaboo
Durante muito tempo, o famoso Snapchat chamava-se Pictaboo. Isso até eles receberem uma notificação de que a marca já era utilizada e registrada por uma empresa do ramo fotográfico.
Brad’s Drink
O refrigerante de cola chamava-se assim em homenagem ao seu fundador, Caleb Bradham. Após cinco anos, ele decidiu chama-lo de Pepsi, pois acreditava que ela era saudável e auxiliava na digestão.
Vale do Rio Doce
Em 2007, a mineradora brasileira resolveu reforçar a ideia de empresa global e adotou um nome que facilita a compreensão fora do país, passando a chamar-se apenas Vale.
Reposicionamento da marca
Como pudemos ver, esses são alguns exemplos de marcas que foram obrigadas a fazer o reposicionamento no mercado. Apesar de parecer simples, a mudança não envolve apenas o nome e logotipo, mas tudo que engloba a criação de um novo negócio. É preciso ter cuidado para não perder a essência, mesmo que a ideia não seja permanecer conectado à antiga marca.
Portanto, para que a marca possa se consolidar positivamente no mercado é preciso muito planejamento e estratégias bem definidas, afinal é um passo muito perigoso a ser dado.
Então, vale lembrar que, além de uma boa empresa que preste assessoria em marketing, é necessário estar atento ao registro da marca. É somente ele que irá garantir que ela esteja protegida por lei para o uso do seu titular. Fazer todo o investimento em reposicionamento sem se preocupar em registrar junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, é um erro fatal.
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