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Preço, estilo, gênero e idade são alguns dos nichos desse mercado, que estão ligados a um fator essencial: a marca. Como escolher os melhores nomes para lojas de roupas e garantir diferenciação e exclusividade?
Naturalmente, a escolha entre as ideias para nomes de lojas de roupas depende do gosto, decisão e intuição do empresário. Porém, podemos te ajudar com algumas direções.
Neste artigo, você vai conhecer o que a lei diz sobre os nomes que você não pode usar na sua loja de roupas. Além disso, vai aprender como protegê-lo para que os concorrentes não copiem. Acompanhe!
O que evitar ao escolher o nome de uma loja de roupa
Para que o nome da sua loja de roupas tenha maior diferenciação no mercado e maiores chances de conseguir proteção legal, você pode evitar elementos como:
- Nomes iguais ou parecidos com o de lojas grandes e famosas;
- Nomes de filmes ou músicas (exceto se forem expressões de uso comum), pois você pode ter problemas relacionados a direitos autorais;
- Expressões genéricas ou que sejam uma mera descrição do que a sua loja faz, mesmo que sejam em inglês. Por exemplo: “Moda Fashion” é uma marca fraca e com altas chances de não conseguir proteção legal;
- Nomes de pessoas famosas (pois o uso de nomes de pessoas requer permissão);
- Palavras que possam ser ofensivas a raças, culturas, religiões;
- Slogans (por exemplo: “A loja dos preços mais baratos da cidade” é uma expressão considerada como sinal de propaganda, não é um nome para uma marca);
- Nomes de outras cidades, Estados ou países.
Ideias criativas de nomes para lojas de roupas
Nossa lista com 80 nomes para lojas de roupas traz opções para todos os estilos: clássicos, modernos, minimalistas, sofisticados, juvenis, inspirados na natureza, exclusivos e retrô. Escolha o que mais combina com a identidade da sua marca e conquiste seu público desde o primeiro olhar.
Clássicos e Elegantes
1. La Belle Moda
2. Dona Costura
3. Maison Delicata
4. Charme & Estilo
5. Atelier Essência
6. Vila das Rendas
7. Boutique Imperial
8. Alfaiataria & Cia
9. Costura Fina
10. Clássico Chic
Modernos e Criativos
11. Urban Looks
12. Estilo Essencial
13. Prisma Wear
14. Trama Contemporânea
15. Modaholic
16. Trend House
17. UpStyle
18. Vibe Fashion
19. Look Now
20. Modaviva
Minimalistas
21. Ponto e Linha
22. Essência Pura
23. Simples Assim
24. Linha Reta
25. Alma e Algodão
26. Neutro & Belo
27. Traço Fino
28. Branco & Bege
29. Cores Claras
30. Minimal
Sofisticados
31. Madame Estilo
32. Royale Moda
33. Alta Classe
34. Glamour da Rua
35. Diamante Fashion
36. Lux & Lace
37. Pérola & Seda
38. Imperatriz Chic
39. Brilho e Corte
40. Couture Essence
Juvenis e Descolados
41. Roupas & Risos
42. Hey Look
43. Style Pop
44. Color Up
45. Mix Trends
46. Fashion Fun
47. Look It
48. Zoom Style
49. Mood Wear
50. All Cool
Inspirados na Natureza
51. Flor de Algodão
52. Raiz Urbana
53. Jardim de Linho
54. Folha & Fio
55. Horizonte Wear
56. Terra & Trama
57. Pétala Chic
58. Maré Fashion
59. Vento e Seda
60. Cacto & Algodão
Com toques de exclusividade
61. Única Moda
62. Exclusiv
63. Prime Looks
64. Singular Chic
65. Estampa Rara
66. Rara Essência
67. Peça Única
68. Edition Wear
69. Traço Único
70. Luxo Exclusivo
Vintage e Retrô
71. Retrô Glam
72. Decade Chic
73. Velha Guarda Fashion
74. Clássico Retrô
75. Old Gold
76. Vintage Line
77. Época & Estilo
78. Revival Wear
79. Moda Antiga
80. Retrô Essencial
Atenção! Esta lista contém apenas alguns elementos que a Lei de Propriedade Industrial afirma que não são registráveis como marca.
Para conhecer todos os elementos e verificar se o nome escolhido por você não é registrado por outra empresa, procure um profissional especializado em Propriedade Industrial (a área do Direito que trata sobre registros de marcas). Ele poderá fazer uma busca de anterioridade de marca e confirmar se o nome que você quer já tem registro na sua classe de marca.
Você também pode contratar um profissional especializado em branding ou naming para te ajudar a escolher o melhor nome. Mas lembre-se que esses profissionais atuam na área da comunicação e negócios. Nem sempre eles têm o aparato jurídico para verificar se a Lei permite o registro da marca. Por isso, é sempre bom contar com uma assessoria de Propriedade Industrial também.
Como proteger o nome da sua loja de roupa
Escolher o nome de uma loja de roupa é uma decisão difícil, pois envolve questões estratégicas, criativas e jurídicas.
Após tomar esse passo, é fundamental buscar a proteção jurídica do nome da sua loja, para que ela se transforme oficialmente em uma marca.
Quando um nome ou logotipo é registrado como marca, torna-se um ativo empresarial, protegido por lei, e até mesmo com valor financeiro e contábil.
Para isto, é preciso entrar com o pedido de registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão federal competente para o processamento de pedidos e expedição de certificados de registros de marcas, patentes, desenhos industriais e outros bens.
ChatGPT e softwares de insights
Boas práticas para a criação do nome de sua loja de roupas podem ser usadas no processo de idealização. A melhor, claro, muito estudo e conceito em cima do nome, a fim de que não seja só mais um entre muitos.
Por isso, o ChatGPT é uma excelente ferramenta pra te auxiliar na construção desse nome. Uma dica nossa é: nunca use 100% do que a ferramenta te entrega, mas use como um ponta pé para que você idealize o nome.
O registro da marca não deve ser confundido com o registro da empresa, ou abertura da empresa (CNPJ).
Por isso, além de escolher o nome e transformá-lo em um nome empresarial (abrindo a empresa), é essencial buscar também o registro no INPI. Só ele te dará o direito de usar o símbolo de marca registrada ou copyright (®), além de trazer outros benefícios.
Para conversar com um dos nossos profissionais especializados em Propriedade Industrial e registro de marcas, preencha o formulário ou fale conosco pelo Whats ou ligue para 0800-177-7777.
Conheça a Direção Marcas e Patentes.