Você empreende na área de produtos personalizados? Esse é um ramo de negócio muito lucrativo. Mas será que o registro de marca para produtos personalizados vale a pena? A customização e personalização são tendências de mercado que se fortalecem conforme as pessoas querem se diferenciar das outras, dando presentes ou fazendo eventos que proporcionem experiências únicas.
Mas existe um detalhe com o qual você precisa tomar cuidado. É o registro da sua marca. Ou melhor: é a falta do registro de marca que pode tornar o seu negócio um alvo de concorrentes de má fé.
Nesse artigo, vamos explicar por que o registro de marca tem uma importância especial no ramo de produtos personalizados, de uma forma diferente das marcas com produtos padronizados.
O registro de marca para produtos personalizado é ainda mais importante do que para outras marcas
Existem muitos elementos que tornam uma marca de produtos reconhecida no mercado. Um dos principais elementos é a aparência e design dos produtos.
Tente pensar em produtos que você conseguiria reconhecer mesmo se não tivessem a estampa da marca, mesmo sem etiqueta, mesmo sem qualquer sinal que apresente a marca fabricante. Com certeza, você vai se lembrar de muitos produtos que ficaram tão famosos que qualquer um pode reconhecê-los.
Se você fabrica produtos personalizados, ao gosto do consumidor, você não tem essa vantagem.
Cada produto seu é único. Isso é uma vantagem para o consumidor.
Essa é a vantagem que vai te fazer fechar muitos negócios, mas que pode te prejudicar se você não trabalhar para criar uma marca forte. Ou seja: você precisa de um nome e logotipo fortes e bem protegidos.
A marca será seu ponto principal para se tornar conhecido no mercado e criar uma reputação que fará o consumidor acreditar na qualidade dos seus produtos.
Protegendo a marca de uma empresa de produtos personalizados
Se seus produtos não seguem um padrão estético, então o nome e o logotipo são os únicos pontos de distinção do seu negócio no mercado. Esse nome, ou logotipo, representam sua marca.
Para se assegurar de que a marca seja sua por direito, você precisa do registro de marca expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Sem o registro, o empresário não detém direitos sobre a sua marca, dessa forma, fica ainda mais frágil no mercado e mais vulnerável a ataques dos concorrentes.
Direitos e benefícios obtidos com o registro da marca no INPI
Quando você entra com o pedido de registro de marca no INPI, obtém uma prova da sua anterioridade sobre a marca. Isso significa que ela ainda não é sua, mas pelo menos você tem prioridade sobre ela em relação a concorrentes. Se alguém quiser o registro da mesma marca, a prioridade será dada para quem pediu antes.
Depois que os técnicos do INPI analisam seu pedido e dizem sim a ele, você poderá obter o Certificado de Registro de Marca, e aí sim terá direitos como:
- Usar o símbolo de marca registrada(®);
- Fazer uso da marca com exclusividade, expondo-a em ações publicitárias, redes sociais, websites;
- Reivindicar domínios de website ou perfis de redes sociaisque tenham o nome da sua marca;
- Notificar pessoas ou empresas que usem a marca em produtos e ações publicitárias sem autorização;
- Pedir indenizações por danos materiaise danos morais em caso de uso indevido da marca;
- Tomar medidas extrajudiciais e judiciais contra pirataria e “plágiosde marca”;
- Tomar medidas para impedir o registro de marcas iguais no INPI, ou marcas similares que possam causar confusão no público;
- Transferir ou vender a marca;
- Avaliar a marca contabilmente para constar no patrimônio da empresa;
- Usar a marca como cauçãopara empréstimos, contratos, processos de execução judicial.
E muitos outros direitos.
Conte com a Direção Marcas e Patentes para a fase de consultoria, protocolo e acompanhamento do seu pedido de registro de marca no INPI. Assim, você poderá usufruir de todos os direitos e benefícios. Somos um escritório cadastrado no INPI, atuante nesse mercado há 20 anos.
Para conversar com um de nossos especialistas em Propriedade Industrial, fale pelo 0800 177 7777 ou clique aqui.