Fazer o registro de domínio e de marca influencia diretamente na credibilidade que será passada aos clientes.
É dessa forma que o empresário garante que o seu patrimônio esteja devidamente protegido, tanto no mundo online quanto no offline.
Por isso, é muito importante entender qual a diferença entre o registro de domínio e registro de marca, visto que ambos são essenciais.
Nesse artigo vamos explicar melhor as diferenças.
Confira!
Registro de marca X registro de domínio
A marca, por muitas vezes, é a primeira identificação do cliente com a empresa.
É ela quem vai representar determinado serviço ou produto, pois irá criar associações na cabeça do consumidor.
Por isso, registrar a marca no órgão federal – INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), deve ser a primeira coisa antes de realizar todos os investimentos para começar lucrar com ela.
Já o domínio, é a alocação de um endereço eletrônico para uma empresa ou pessoa física, com extensões que podem ser: .com,.com.br, entre outras.
Esse registro de domínio garante que outro não possa alocar o mesmo endereço na internet, o que garante a exclusividade da marca no meio digital.
Como registrar a marca
Para fazer o registro, são necessários alguns passos que devem ser seguidos cuidadosamente, a fim de obter o sucesso ao final do processo.
Confira quais são:
- Definição da marca
A criação de uma marca exige muita criatividade e tempo para ter ideias variadas.
Após anotar os possíveis nomes e a criação da identidade visual, o próximo passo é a pesquisa de disponibilidade da marca no INPI.
- Pesquisa da marca
Para verificar a viabilidade da marca para registro, o site oficial do INPI disponibiliza um banco de dados completo para realizar a pesquisa.
Um dos critérios é que a marca solicitada não pode ser igual ou semelhante a outra já registrada, a não ser que a área de atuação seja diferente.
- Assessoria especializada
Aparentemente é simples, mas o processo de registro de marca requer muita atenção a detalhes e requerimentos feitos pelo órgão federal, baseados na Lei nº 9.279/96, que regula os direitos de propriedade de patentes, marcas, desenhos industriais, e demais bens imateriais que uma pessoa ou empresa possa vir a adquirir ou desenvolver.
Por isso, ter uma assessoria completa e especializada no assunto pode aumentar muito as chances de sucesso no registro de marca.
A Direção oferece orientação consultiva para o registro, além de serviços administrativos e assessoria jurídica, realizando o acompanhamento do início ao fim do processo, com total sigilo e segurança.
Como registrar o domínio
Para realizar o processo de registro de domínio é muito mais rápido e simples, basta seguir os passos abaixo:
- Entre no site de registro de domínio (existem vários, basta fazer uma pesquisa na internet);
- Verifique a disponibilidade do domínio escolhido;
- Caso o domínio esteja disponível para registro, basta fazer um cadastro e criar uma senha;
- Realize o registro e faça o pagamento da taxa anual.
Uma dica para evitar qualquer problema com a concorrência, é realizar o registro de domínios com terminações diferentes, com o final .net, .org e o padrão internacional .com.
Assim, você evita que a marca esteja disponível com outras terminações e que possam utilizar por outras empresas.
Ciente de todas essas informações, fica mais do que claro a importância de realizar todos esses processos e evitar prejuízos futuros.
Ainda tem alguma dúvida?