O segmento de barbearias passou por grandes mudanças nos últimos anos. Agora, por que registrar o nome da sua barbearia?
Muito mais que higiene e estética, valores como bem estar e até mesmo entretenimento e lazer passaram se associar ao conceito de uma barbearia. Vemos barbearias que investem em conceitos modernos, usando técnicas de arquitetura e experiência do usuário (UX) para oferecer um serviço mais atraente aos clientes.
Todas essas inovações e diferenciais do serviço contribuem para a formação da imagem da barbearia na mente dos consumidores. Quando isso acontece, os concorrentes podem querer pegar “carona” no sucesso da barbearia, tentando imitar o seu nome ou logotipo para atrair consumidores desavisados.
Não deixe isto acontecer! Acompanhe nosso artigo e entenda como transformar o nome e logotipo da sua barbearia em uma marca registrada, protegendo seu diferencial e evitando a concorrência aproveitadora.
Como a marca se torna um diferencial de uma barbearia
Em um sentido amplo, todas as inovações e diferenciais do serviço de uma empresa acaba se tornando parte de uma marca.
Assim, quando alguém menciona o nome de uma barbearia em uma conversa, ou quando vê o nome ou logotipo de uma barbearia nas redes sociais, esse nome e logotipo têm um valor agregado.
Dessa forma, a marca se torna um diferencial também.
Esse diferencial pode ser protegido. Aliás, se você leva seu negócio a sério, sua marca não só pode, como deve ser protegida.
Como proteger a marca de uma barbearia: registre o nome e logotipo
Registrar o nome empresarial na Junta Comercial é requisito básico para ser empresário.
Ter um domínio (site) na Internet e perfil em redes sociais é requisito básico para ter uma presença digital.
Tudo isso são passos elementares e que apenas atestam a existência formal ou virtual da sua marca, mas não exatamente protegem a sua marca.
A proteção ideal para o nome e logotipo da sua barbearia é obtida ao transformá-los oficialmente em uma marca, nos termos da Lei de Propriedade Industrial.
Mas afinal, o que é uma marca? Qual a diferença entre marca e nome fantasia?
A marca registrada (representada pelo símbolo ®) é um bem, ou seja, pode fazer parte do patrimônio de uma empresa. Ela traz consigo uma série de direitos, como:
- o direito de usar o nome e logotipo com exclusividade em todo o Brasil, dentro do segmento de atuação;
- o direito de impedir outras empresas de usarem um nome igual, ou um nome similar que possa induzir o consumidor a erro;
- o direito de reivindicar espaços na Internet registrados com o mesmo nome da marca registrada;
- o direito de pedir indenizações ou tomar providências contra outras empresas que “imitem” o nome da marca, ou usem o nome da marca sem autorização.
O nome fantasia tem uma finalidade diferente: ele serve para a identificação da atividade empresarial na Junta Comercial — e também no mercado, mas se ele não for registrado como marca, não está revestido da mesma natureza jurídica. Portanto, o registro da empresa e do seu nome fantasia no CNPJ e na Junta não trazem todos esses direitos que a marca registrada traz.
Até mesmo os órgãos públicos que registram empresa e marca são diferentes.
Para registrar uma marca, é preciso entrar com um pedido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Cuidado ao fazer o registro da marca da sua barbearia no INPI
Assim como se recomenda a assessoria de um contador para a abertura de uma empresa, também se recomenda a assessoria de um profissional especializado em Propriedade Industrial para o registro de marca no INPI.
Apesar de o INPI permitir que qualquer um realize o processo sozinho, o seu sistema supõe que quem faz o pedido conhece todos os requisitos legais. Por isso, recomenda-se assessoria profissional para registrar o nome e logotipo da sua barbearia.
A Direção Marcas e Patentes atua há mais de 20 anos perante o INPI, representando empresas no registro de marcas.
Conte conosco para a fase de consultoria, protocolo e acompanhamento do seu pedido de registro de marca no INPI. Assim, você poderá usufruir de todos os direitos e benefícios.
Inicie uma busca de anterioridade preenchendo o formulário, chamando no WhatsApp ou ligando para 0800-177-7777.