A marca é um bem imaterial indispensável para o sucesso de um produto ou serviço. É por meio dela que o consumidor irá lembrar e também indicar para mais compradores.
Tamanha a importância, algumas chegam ao ponto de considerarem as marcas mais valiosas do mundo.
Este ano, a Interbrand, consultoria global de marcas, anunciou, no mês de outubro, as marcas mais valiosas em 2019, a nível internacional.
A Apple continua, pela sétima vez consecutiva, a mais primeira mais valiosa do planeta.
Confira o ranking das 10 mais valiosas, em dólares:
1 – Apple – Crescimento de 9% – 234.2 bilhões
2 – Google – Crescimento de 8% – 167.7 bilhões
3 – Amazon – Crescimento de 24% – 125.2 bilhões
4 – Microsoft – Crescimento de 17% -108.8 bilhões
5 – Coca-Cola – Crescimento de 4% – 63.3 bilhões
6 – Samsung – Crescimento de 2% – 61 bilhões
7 – Toyota – Crescimento de 5% – 56.2 bilhões
8 – Volkswagen – Crescimento de 5% – 50.8 bilhões
9 – McDonald’s – Crescimento de 4% – 45.3 bilhões
10 – Disney – Crescimento de 11% – 44.3 bilhões
O ranking total conta com os 100 primeiros lugares e você pode conferir a lista completa no site oficial da Interbrand.
Para elaborar o ranking, analisaram o desempenho financeiro, o papel nas decisões de compra e a força competitiva das marcas.
Como ter uma marca de sucesso
Existem vários passos que devem ser dados para que a marca ganhe notoriedade entre seu público e se destaque das demais.
Porém, o mais importante de todos é o registro da marca no órgão federal.
Por isso, ao definir o nome, é fundamental fazer uma pesquisa para saber se existe alguma empresa com nomenclatura semelhante no mesmo ramo de atividade e se está disponível para registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A recomendação é que essa consulta seja efetuada antes de iniciar qualquer processo gráfico e definição de identidade visual, pois, caso o nome já seja adotado por outra empresa, será necessário repensar a proposta.
A Direção Marcas e Patentes é uma consultoria especializada em processos de marcas e patentes, incluindo todas ações administrativas e judiciais que envolvem a área da Propriedade Intelectual. Por isso, aproveite toda a expertise dos profissionais para solicitar, gratuitamente, a busca de sua marca e proteja o seu patrimônio.