Você já ouviu falar em Creative Commons?
A internet está cheia de conteúdo, são livros, músicas, imagens, vídeos e diversos outros materiais que se possa imaginar. Mas, para utilizá-los, é necessária alguma autorização?
Mesmo que o conteúdo em questão esteja disponível on-line, não significa que pode usar.
Este foi um dos motivos da criação da Creative Commons. No decorrer deste artigo, vamos entender melhor como funciona este tipo de licença autoral.
O que é Creative Commons?
De forma resumida, é uma licença autoral que permite que redatores, designers, cinegrafistas e outras pessoas utilizem o conteúdo sem fazer o pagamento de royalties.
Esses conteúdos contam com especificação de seus criadores de como ser utilizados, porém, ainda contam com direitos autorais.
Ou seja, a única diferença é que os autores das obras ampliaram a sua disponibilidade para utilização.
Ou seja, Creative Commons Office é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo viabilizar o compartilhamento de materiais e de inovação.
Assim, ao oferecer esse conteúdo gratuitamente, e sem ferir os direitos autorais, a organização ajuda os criadores de conteúdo compartilharem seu conhecimento e contribuírem com diversas atividades profissionais.
Onde encontrar os conteúdos?
No próprio site oficial da organização é possível encontrar os conteúdos que deseja utilizar.
Outra ferramenta com muitas imagens que possuem Creative Commons é o Flickr.
Vantagens da Creative Commons
Dentre as vantagens de utilizar esses conteúdos licenciados, é o fato de não correr o risco de infringir os direitos autorais.
Além disso, os conteúdos que possuem a licença também são melhores identificados em mecanismos de buscas, como o Google.
Tipos de licenças
Atenção! Nem todas as licenças Creative Commons são iguais! Eles disponibilizam vários tipos que podem utilizar.
Atribuição (CC BY)
Desde que a fonte original seja citada, com este tipo de licença é possível distribuir, alterar ou até reinventar uma determinada obra comercialmente.
Atribuição não comercial (CC BY-NC)
Esta licença é direcionada para uso não comercial e permite que se distribua, altere e modifique um trabalho, desde que a fonte seja mencionada.
Atribuição compartilha igual (CC BY-SA)
Nesta licença, que permite que terceiros distribuam, alterem e construam sobre um trabalho criado, a fonte original deve ser citada, além disso, todos os trabalhos derivados também devem ser licenciados.
Atribuição não comercial compartilha igual (CC BY-NC-SA)
Aqui, é possível distribuir, alterar e construir sobre uma determinada obra, mas apenas não comercialmente e creditando a fonte original. Apesar disso, os trabalhos derivados não precisam ser licenciados de maneira idêntica aos originais.
Atribuição sem derivações (CC BY-ND)
Permite distribuição comercial e não comercial da obra, contato que ela seja inalterada e creditada ao seu autor.
Atribuição não comercial sem derivações (CC BY-NC-ND)
Permite apenas o download ou uso de obras de forma compartilhada. O usuário deve sempre creditar o original e não pode alterar ou distribuir comercialmente.
Gostou do artigo? Saiba como proteger os seus direitos autorais: preencha nosso formulário aqui e fale com um de nossos especialistas.