Primeiramente, se você trabalha para aprimorar o visual de carros e deixar seus donos satisfeitos, sabe o quanto é importante manter um trabalho sério, pois, para fidelizar clientes e ter credibilidade no mercado de estética automotiva, é fundamental um trabalho de qualidade. Seu nível de qualidade agrega valor à imagem da sua empresa. Imagine, no entanto, ter que trocar o nome ou logotipo da sua empresa e perder toda a reputação conquistada.
Para evitar essa situação, primeiramente, registre o nome e logotipo da sua empresa de estética automotiva como marca.
Com isso, neste artigo, você vai entender a relação entre o crescimento desse mercado e, como consequência, a importância do registro de marca.
Um mercado que vem crescendo no Brasil e no mundo
São vários os nomes e os serviços relacionados ao mercado da estética automotiva:
- car care (portanto, “cuidados com o carro”, em inglês)
- car detailing (portanto, “detalhamento do carro”)
- car polishing (portanto, “polimento do carro”), ou simplesmente polimento automotivo
- car plotting (portanto, “plotagem de carros”), ou simplesmente plotagem, ou envelopamento automotivo
- embelezamento automotivo
- e vários outros.
O mercado de estética automotiva é muito amplo e continua a crescer. As possibilidades de negócio se expandem conforme surgem novos produtos, procedimentos e tecnologias para conservar, recuperar ou melhorar a aparência de um carro.
Com o crescimento do mercado, cresceram também as práticas de concorrência desleal, levando concorrentes a se aproveitarem da reputação criada por empresas consolidadas no mercado.

Como uma empresa de estética automotiva divulga e protege sua reputação no mercado
O profissionalismo e a qualidade técnica são fundamentais para criar uma reputação sólida no mercado de serviços de estética para carros.
Por isso é necessário proteger essa reputação, pois, existem várias ações para divulgar e reforçar a imagem de uma empresa no mercado, incluindo estratégias de comunicação, marketing e também medidas jurídicas.
Primeiramente, a legislação de Propriedade Industrial permite que você registre um nome, símbolo ou logotipo misto como marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse procedimento é fundamental para munir a empresa de direitos e argumentos jurídicos, defendendo sua imagem, reputação e nome.
Registrar a marca também previne contra concorrentes de má-fé. No Brasil, o sistema de marca atributivo concede os direitos da marca a quem fizer o registro primeiro. Portanto, quem não registra a marca que criou corre o risco de vê-la registrada por terceiros. Nesse caso, o criador da marca pode ser coagido a parar de usá-la, sob pena de responsabilização legal.
Registrando a marca de uma empresa de estética automotiva
O registro do nome empresarial na Junta Comercial não protege o nome fantasia, pois essa função não está prevista.
A alternativa legal para adquirir direitos de exclusividade sobre um nome é o registro de marca expedido pelo INPI. Além disso, esse registro pode abranger a proteção do logotipo completo, incluindo nome e elementos visuais.
O processo de registro envolve várias etapas e geralmente dura no mínimo 6 meses.
Qualquer pessoa com acesso à Internet pode realizar o procedimento por meio do sistema digital do INPI. No entanto, é aconselhável que um profissional da Propriedade Industrial conduza o processo, devido às regras detalhadas estabelecidas pela legislação e pelos atos administrativos do INPI.
Antes de iniciar o registro, é fundamental realizar uma busca de anterioridade para verificar se o nome desejado já está registrado.
A Direção Marcas e Patentes é uma empresa de assessoria especializada em registros de marca, cadastrada no INPI e com mais de 20 anos de experiência. Oferecemos uma busca de anterioridade gratuita para você.
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