Post

Post

a

O que é marca nominativa? Entenda o que é!

A marca nominativa, como o próprio nome sugere, é uma marca que não possui nenhum aspecto artístico ou estilização, sendo somente um “texto”.

Ou seja, ela é composta por palavras, letras ou números, diferenciando-se das demais apenas pela sua fonética.

A marca nominativa não possui um símbolo que a represente, por isso, precisa ser uma marca forte e que não tenha semelhança com a fonética de outras, para não causar confusão no consumidor.

Atualmente, existem diversas marcas famosas que não sentiram a necessidade de adicionar um logotipo.

Continue lendo este artigo para entender melhor!

Vantagens da marca nominativa

Com este tipo de marca, é possível impedir que os concorrentes utilizem marcas iguais ou parecidas, mesmo na fonética, por isso, sua proteção acaba sendo mais ampla.

Além disso, no caso das marcas que são acompanhadas por símbolos, conhecidas como marcas mistas, sempre que ocorrer a alteração da imagem, um novo registro deve ser solicitado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

Exemplos

Marcas mundialmente conhecidas apostam apenas no sinal nominativo para representá-las.

A Samsung, empresa sul-coreana, fundada em 1938, possui apenas seu próprio nome como marca.

marca nominativa

A Avon, umas das maiores empresas de beleza do mundo, também possui uma marca simples, porém muito forte no mercado.

marca nominativa

Assim como elas, existem várias outras, como Sony, Yakult e Volvo que contam apenas com a marca nominativa.

Desvantagens da marca nominativa

Por não conter um logotipo, o registro desse tipo de marca também é mais difícil, pois a exigência com a sua distintividade é muito maior.

Além disso, caso você registre a parte nominativa da marca, e não registrar seu logotipo, outros concorrentes poderão utilizar o símbolo.

Tipos de marcas

O INPI classifica as marcas em outros três apresentações, além da nominativa.

Para saber melhor os demais tipos de marcas, leia esse artigo aqui.

Dentre os tipos de marcas existentes, cabe ao seu titular avaliar qual se enquadra melhor na sua necessidade.

Vale lembrar que antes de iniciar qualquer investimento em alguma marca, é necessário fazer uma busca gratuita, para ver se ela já é utilizada.

Registro de marca

Ao fazer o registro da sua marca junto ao órgão federal, você estará obtendo diversas vantagens, como:

  1. Garantia de exclusividade do uso da marca no segmento de atuação.
  2. Proteção comercial e jurídica contra concorrência desleal e plágio.
  3. Segurança quanto a todo o investimento realizado para a criação e promoção da marca.

Além disso, existem diversas outras vantagens. Leia este artigo aqui e saiba mais.

Caso ainda tenha dúvidas, nossos especialistas estão prontos para atendê-lo!

Entre em contato pelo 0800 728 7707 ou preencha nosso formulário aqui e receba um retorno.

Compartilhe via

Group

Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00

RECEBA UMA LIGAÇÃO GRATUITA EM 30 SEGUNDOS