A marca é o símbolo utilizado para representar uma entidade, produto ou serviço, qualquer que seja o ramo de atividade, a fim de individualizar e particularizar, criando um elo com o cliente. Antes tidas apenas como um ícone de identificação, hoje as marcas influenciam desejos e hábitos de consumo em todo o mundo.
Surgimento das marcas
As marcas estão presentes na humanidade desde a antiguidade, quando artesãos e escultores começaram a assinar suas obras. Porém, elas só passaram a ser utilizadas no sentido comercial a partir do século XI, para que o comprador soubesse sua procedência e soubesse para quem reclamar, caso não ficasse satisfeito.
Apresentação das marcas
Cada marca possui características que a enquadram em uma categoria diferente. Existem quatro tipos de apresentações:
Marca nominativa
É a marca que não conta com elementos como cores, desenhos ou outros aspectos artísticos. Elas são formadas basicamente por palavras, letras, números ou símbolos, porém sem estilização.
Veja alguns exemplos de marcas nominativas:
Marca figurativa
Essa apresentação, diferente da nominativa, está diretamente ligada ao desenho, ou seja, à representação gráfica.
Veja alguns exemplos de marcas figurativas:
Marca mista
Como o próprio nome sugere, a apresentação mista é a junção da nominativa com a figurativa. Geralmente utilizam assim quando existem similares, como forma de diferenciação. Nesses casos, apenas um registro é suficiente para proteger os dois elementos da marca.
Veja alguns exemplos de marcas mistas:
Marca 3d (tridimensional)
Essa apresentação não é tão comum para registro como as demais, mas geralmente utilizam para embalagens com visual bem distintivo. Alguns exemplos como a embalagem da Coca-Cola e do Yakult, facilmente reconhecidas pelos consumidores.
Registro no INPI
Todas essas apresentações citadas acima são de suma importância para fazer o registro de marca no Inpi – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para que o órgão possa enquadrá-la em alguma delas.
Isso garante a proteção legal, pelo período de dez anos prorrogáveis, de possíveis cópias feitas por concorrentes. Por isso, apesar dos custos, deve considerar um investimento.
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