Post

Post

a

Passo a passo para registrar marca

Passo a passo para registrar marca

Após criar uma marca, muitas pessoas buscam protegê-la mas não sabem por onde começar. Mas, alguns pensam em registrá-la no cartório, outros acham que o nome já fica protegido quando é registrado no CNPJ, no MEI ou quando compram um domínio na Internet. Veja esse passo a passo para registrar marca e não caia nesse engano.

Quanto custa patentear uma marca

Quando pensamos em proteger uma marca, essa é uma das primeiras perguntas que fazemos: quanto custa?

Em primeiro lugar, é importante entender que não existe patente de marca. Portanto, a patente é um nome técnico dado para proteger invenções (máquinas, equipamentos, produtos). A patente não protege nomes e logotipos de marcas. A forma de proteção de uma marca é pelo registro no INPI.

Para sua sorte, porém é mais barato que uma patente!

Entendendo os valores do registro de marca

1º passo: Pesquisa de disponibilidade e análise

Primeiramente, profissionais verificam no banco de dados do INPI se o nome escolhido já está registrado e se a marca cumpre os requisitos legais, sem uso de símbolos proibidos ou infração a outras marcas. Esta análise especializada é feita antes de protocolar o pedido. A Direção Marcas e Patentes não cobra por este trabalho.

2º passo: Protocolo do processo

Semelhante a um processo judicial, o advogado prepara e protocola a ação no INPI, garantindo a prioridade de uso da marca. É necessário pagar os honorários dos profissionais e a taxa federal de protocolo, que pode ser parcelada em até 10 vezes. Preços muito baixos podem indicar falta de conhecimento técnico e experiência.

3º passo: Publicação para oposição

Após receber o pedido, o INPI publica a marca na Revista da Propriedade Industrial para que outras marcas tomem conhecimento e apresentem oposições, se houver. Não há cobrança de taxa federal e a Direção Marcas e Patentes também não cobra pela publicação da marca.

4º passo: Emissão do Certificado

Por fim, o certificado da marca é emitido.

Com isso, você já pode usar o símbolo de marca registrada (®).

Valor: Portanto, recolher o Certificado de Registro de Marca, é cobrado valor semelhante à 1ª fase, também podendo ser parcelado.

Qual é o valor total do processo de registro de marca?

Por isso, somando os valores gastos no processo, para obter um certificado de registro que perdura por 10 anos, por isso, você estará gastando menos da metade de um salário mínimo por ano para ter sua marca registrada, legalizada, protegida de imitações, violações e uso indevido.

Portanto, esse valor fica ainda mais barato quando você avalia o custo-benefício, comparando com o gasto que vai ter se precisar:

  • trocar de marca;
  • mudar o nome, fachada e marketing do seu negócio;
  • perder sua clientela e seguidores nas redes sociais;
  • indenizar uma marca que te processar por uso indevido.

Portanto, está pronto para dar o próximo passo na construção de uma marca de sucesso?  Entre em contato conosco hoje mesmo para saber como registrar sua marca e proteger o futuro do seu negócio.

Compartilhe via

Group

Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00

RECEBA UMA LIGAÇÃO GRATUITA EM 30 SEGUNDOS