O comércio online está cada vez mais competitivo. Diversas lojas on-line investindo em propagandas para aumentar suas vendas e visibilidade na web.
Porém, para ter exclusividade, é fundamental realizar o registro da marca do e-commerce no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Antes de falar mais sobre o assunto, vamos entender o que é marca. Marca é todo sinal visual que distingue produtos e serviços, ficando gravado na memória do consumidor. Juridicamente falando, a marca representa a relação entre produtos e serviços e determinada entidade.
E é justamente por isso que a marca precisa ter o registro junto ao órgão federal, para garantir sua exclusividade ao titular.
Por que fazer o registro de marca do meu e-commerce?
A marca está diretamente relacionada com a reputação de uma empresa. Quando ela não possui o registro feito junto ao órgão federal, ela fica vulnerável para cópias e para a concorrência desleal.
Quando um terceiro cria um e-commerce com uma marca igual ou parecida com a sua, porém com mau atendimento e qualidade, a credibilidade da sua marca é diretamente afetada e, consequentemente, as vendas e clientela também tendem a diminuir.
Além dessa proteção, ao fazer um pedido de registro de marca, você também terá a certeza que não está infringindo os direitos de outra empresa.
Por isso, é muito importante que, independentemente do tamanho e abrangência do seu e-commerce, a marca dele deve ter registro para a própria proteção, além de fundamental para eventual expansão de negócios.
O que é a marca do meu e-commerce?
Muitas vezes, ao criar um comércio eletrônico, o empresário não se dá conta de que acabou de conceber uma marca. O nome, símbolo e design são os elementos que a caracterizam.
Diante do INPI, existem quatro tipos de marcas:
A Marca nominativa: composta apenas pelo nome, como o próprio nome diz.
Marca figurativa: composta por algum símbolo característico e demais componentes visuais, seria sua logomarca.
Também temos a Marca mista: composta por nome e símbolo.
E a Marca tridimensional: é a forma plástica de uma marca.
Baseado nisso, assim que sua marca for criada você pode solicitar o registro junto ao INPI, a fim de verificar sua disponibilidade da mesma e fazer o pedido de registro.
Ao obter o registro de marca do seu e-commerce, você terá os direitos exclusivos sobre ela. Uma marca sem registro, mesmo que seja utilizada durante anos, ela não proteção jurídica e poderá ser usada livremente pela concorrência.
Conclusão
Já ficou clara a necessidade de ter a marca registrada para maior credibilidade e proteção. Porém, o processo para fazer o pedido de registro pode ser mais fácil do que se imagina.
A Direção oferece consultoria especializada do início ao fim do processo, com total sigilo e agilidade.
E o melhor: a consultoria inicial para compreender todo o processo de registro de marcas e patentes e, ainda, descobrir se a sua marca está disponível no INPI é totalmente gratuita.
Então, aproveite para dar esse importante passo com o acompanhamento de profissionais especializados, garantindo atendimento personalizado, praticidade e segurança!
Preencha o formulário aqui e aguarde nosso retorno!